preparando...
Avançar para o conteúdo

Dicas para quem está começando como jovem aprendiz

  • por

O Jovem Aprendiz é um programa criado pelo Governo Federal, onde empresas de médio ou grande porte realizam a contração de jovens para o desenvolvimento de atividades sob a condição de aprendiz. 

O programa criado pelo Governo pode ser realizado por jovens com idade entre 14 e 24 anos, devidamente matriculados ou que já tenham terminado o ensino médio. 

Para conquistar a tão desejada efetivação na empresa, é importante que o jovem aprendiz saiba exatamente o que a empresa espera dele como profissional. 

O que as empresas esperam de um jovem aprendiz 

Geralmente, a empresa que realiza a contratação de um jovem e faz sua matricula em seu programa de aprendiz, ela espera que esse jovem seja comprometido, responsável e proativo, ou seja, apresente a competência necessária para os desafios que um ambiente profissional proporciona. 

Por essa razão, é necessário que o jovem desenvolva habilidades e competências como, por exemplo, uma leitura bem desenvolvida, boa escrita, visão crítica, boa comunicação, autoconhecimento e equilíbrio emocional, visão de futuro e planos para crescimento profissional e educacional. 

Além disso, algumas dicas também podem ajudar na hora de conquistar uma vaga de jovem aprendiz em uma empresa. 

Confira a seguir e veja algumas dicas que reunimos nesse post e que podem ajudar você a ter um excelente começo como jovem aprendiz. 

Dicas para quem está começando como jovem aprendiz

Dicas essenciais para quem está começando como jovem aprendiz 

Os jovens aprendizes são extremamente dedicados em suas funções, muitos usam toda essa dedicação para ganhar destaque no mercado profissional e até mesmo se tornarem funcionários efetivos. 

Efetivação essa que depende do quanto esse jovem aprendiz está se dedicando nos estudos, no trabalho profissional e na proatividade dentro da empresa. 

Conheça algumas dicas consideradas essenciais para quem está iniciando como jovem aprendiz: 

Se dedique aos estudos 

Começar como jovem aprendiz é o início de uma carreira profissional e será sua educação a responsável por você se manter nesse mercado, além também de ser a principal responsável por seu crescimento profissional. 

Respeite horários e prazos 

O seu crescimento profissional também depende suas responsabilidades com horários e prazos estipulados pelos gestores. Portanto, seja comprometido com os horários e com prazos e metas. 

Seja observador 

Observe como os demais funcionários trabalham, siga as orientações que forem passadas pelos gestores e busque sempre feedbacks de seu esforço. 

Se envolva nos projetos da empresa 

Ofereça sua visão para melhorar os projetos da empresa. Procure dar o seu melhor e demonstre todo seu esforço para que os seus gestores reconheçam seu esforço e proatividade, de modo que estas características acabem contando para uma futura efetivação. 

Seja atento 

Tenha atenção às oportunidades que forem oferecidas à você e agarre-as sem medo. 

Conclusão 

Trabalhar como jovem aprendiz, conquistar o mercado profissional e ser efetivado na empresa em que começou é uma tarefa simples, e se você está começando agora, as dicas compartilhadas acima podem ser seguidas sem medo para conquistar o sucesso, que depende exclusivamente de você! 

Estude e se dedique até conquistar o que você deseja!