preparando...
Avançar para o conteúdo

5 Dicas para organizar as Finanças Pessoais 

  • por

Fazer a organização das finanças é algo muito importante na vida de todos. As adversidades financeiras sempre atrapalham o aspecto profissional e emocional. Além de tudo, isso também ocasiona a fragilidade da família. 

Entretanto, a maioria das pessoas acreditam que quem tem dinheiro tem todos os seus problemas resolvidos, mas na verdade isso é um efeito e não necessariamente uma causa. 

Ao oposto do que aparenta, a estabilidade financeira ocorre de acordo com simples ações, somente tendo planejamento e disciplina. Dessa forma, a organização de sua vida financeira é o passo principal em direção a conquista de seus objetivos. Para isso, basta ter algumas atitudes no dia a dia para conquistar o equilíbrio financeiro. Por meio dessas atitudes, você poderá ser um bom investidor. 

Portanto, foram listadas 5 dicas para ajudar nessa fase importante da vida. 

1. Hora de fazer a administração 

Uma importante dica é selecionar um dia no mês para fazer a gestão de sua vida financeira. Dessa forma, você deverá elaborar uma planilha com os gastos fixos do mês. Deve por as dívidas, os gastos eventuais e também o pagamento. Além disso, deve informar também suas rendas como aluguéis, ganhos eventuais e salário. Em seguida monte seu orçamento mensal sempre adequando suas despesas e seus gastos. Ao final deverá sobrar de 10% a 20% de sua renda. 

5 Dicas para organizar as Finanças Pessoais

2. Determine suas prioridades 

Caso seu orçamento mensal esteja desequilibrado, que é quando o gasto é maior do que a renda, uma dica importante é reduzir ao máximo as despesas. Sendo assim, é importante determinar as coisas que devem ser priorizadas e excluir o que não é necessário. Entretanto, essa fase de organização exige que o indivíduo seja muito disciplinado. Dessa forma, você terá que diminuir a regularidade em restaurantes, passeios, viagens e compras supérfluas. 

3. Aprenda a usar seu dinheiro 

A maioria dos indivíduos sempre se preocupam como aprender a ganhar dinheiro, mas não sabem como utilizá-lo. Existe uma diferença grande entre as duas situações e por isso existem diversas histórias de empresários que construíram um império, mas por fim perderam tudo. 

Portanto, aprender por meio dos erros dos outros pode ser um bom aprendizado para sua vida. Dessa forma é necessário sempre buscar por notícias sobre finanças e para isso é possível ler e estudar tudo sobre o assunto. Atualmente existem os livros, jornais, revista e sites que fazem a tradução do chamado “economês” para a nossa linguagem. 

4. Estabeleça os objetivos financeiros 

Portanto, sempre determine uma data, um objetivo e um valor financeiro para que consiga alcançar. Sendo assim, sempre organize suas finanças e crie condições para que seu objetivo seja alcançado. Por exemplo: sonha com a conquista de um carro de R$30 mil dentro de dois anos. No entanto, antes de tudo é importante analisar seu orçamento e reorganize-o corretamente para então adquirir seu veículo dentro do tempo determinado. 

5. Disciplina antes de tudo 

Nenhuma das dicas anteriores será eficiente se o indivíduo não for disciplinado ao organizar suas finanças. Para isso procure seguir a programação elaborada, pois as vontades de consumo sempre surgem. No entanto, devem sempre ser evitadas a fim de se manter focado no objetivo estabelecido. 

Portanto, de início a sua organização financeira, por meio dessas dicas essa tarefa ficará menos árdua. Boa sorte!